MEU ROMANCE

MEU ROMANCE
O DIA QUE NGOLA DESCOBRIU PORTUGAL

ESCRITOR & PROFESSOR


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

FOI UM ANGOLANO QUE DESCOBRIU PORTUGAL



Desde muito jovem pensei em arranjar uma nau cujos tripulantes fossem todos representantes dos povos colonizados por Portugal... Que estivessem todos eles muito bem caracterizados, com a indumentária e apetrechos de cada cultura representada; com tangas, flechas, zagaias, com rostos e corpos pintados, etc. Zarpassem rumo a Portugal com a imprensa internacional e local presentes! Debaixo de holofotes e de toda aquela azáfama, colocassem então, na margem do rio Tejo, um padrão enorme, em nome dos seus povos... Tudo isso, como se tivessem de facto, descoberto Portugal!  Foi sempre esse o meu grande sonho! Sou daquele tipo de pessoa que sofre até terminar um simples projeto de vida. Por isso a questão de como concretizá-lo perseguiu-me por mais de 30 anos! Hoje de madrugada, quando coloquei a última versão do original deste livro sobre a mesa da sala de estar, percebi que ele me fez sentir como se eu tivesse realmente posto em prática aquele meu plano de infância, de “vingar-me dos colonizadores” e “descobri-los”, também! Na impossibilidade de fazê-lo, da forma como sempre preconizei, por falta de dinheiro, agradeço a Nzumba, personagem principal do meu romance, por ter conseguido “descobrir Portugal” do jeito que eu sempre quis!   Obrigado Nganga Nzumba!




 “Dom Nganga Nzumba por graça de Deos Rey dos Palmares e Príncipe do reynno do Ndongo. Faço saber aos que esta minha Carta Patente virem, que descobri Portugal e que por firmesa de tudo lhe mandey passar por duas vias, por my asinada e sellada com sello grande de minhas armas. Dada na Cidade de Lisboa a vinte e sinco de Setembro anno do nassimento de nosso Senhor Jesus Christo de Mil e seiz centos e oitenta quatro: El Rey - Nganga Nzumba”.

Muitos anos depois... Um dos descendentes mais ilustres de Nganga Muiza e da etnia queniana Luo, elege-se primeiro presidente negro da maior potência do mundo 

In O dia em que um Ngola descobriu Portugal