LITERATURA: Cultura e homenagens tocantinenses à Angola
Música e muita poesia na noite da última quarta-feira no auditório do Sebrae, em Palmas. Os momentos culturais marcaram homenagens ao escritor angolano e governador da província de Malange, Boaventura Cardoso. A solenidade, organizada pelas Academias Palmense de Letras (APL e ATL), contou com a presença dos principais representantes da literatura tocantinense. O evento contou com apresentação musical de Dorivã e recitação de uma poesia angolana pelo poeta Osmar Casagrande, dentre outros.
Representando a ATL, o escritor e presidente da academia, Eduardo Almeida, apresentou a todos os escritores regionais presentes no auditório e palestrou sobre o perfil da literatura no Estado e a evolução da produção literária no Tocantins. Já o escritor e professor universitário Doutor João Portelinha, presidente da Academia Palmense de Letras, APL, homenageou Boaventura recitando uma poesia angolana. “Eu também sou angolano e ter a oportunidade de relembrar meus velhos tempos e ainda homenagear uma figura tão importante como Boaventura é pra mim muito emocionante”, disse.
Após as homenagens, Boaventura discursou e agradeceu a oportunidade e as homenagens que o Tocantins tem oferecido. “Agradeço todas as homenagens. Palmas é uma cidade muito bonita. Estamos felizes por estar aqui e conhecer esta Capital promissora”. Nessa ocasião, a APL, na pessoa do seu presidente, joão Portelinha, atribuiu ao ilustre visitante o título honorifico de MEMBRO DA ACADEMIA PALMENSE DE LETRAS.
A vinda da comitiva angolana ao Estado tem o objetivo de estreitar relações políticas e comerciais entre o Tocantins e Malanje. A comitiva busca ainda conhecer programas e o modelo de administração desenvolvido no Estado. A comitiva é formada também pelo vice-governador Conceição Luís Cristóvão; a prefeita da cidade de Malanje, Teresa de Jesus Dias Abreu, e empresários ligados ao setor agro-industrial.
Boaventura Cardoso é uma das mais importantes autoridades da literatura angolana, reconhecido por seus contos e romances que retratam a recente história do seu povo, sendo suas obras alvo de várias teses e dissertações por todo o mundo. As homenagens ao escritor no Brasil se estendem também ao Rio de Janeiro (RJ), pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. (C.A)
Fonte: Jornal do Tocantins
Nenhum comentário:
Postar um comentário