MEU ROMANCE

MEU ROMANCE
O DIA QUE NGOLA DESCOBRIU PORTUGAL

ESCRITOR & PROFESSOR


quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A MULHER ATRAVÉS DOS TEMPOS

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado há pouco tempo... Assim, pensei em pesquisar alguns escritos milenares que se relacionam a discriminação e a sujeição das mulheres através dos tempos:

“A mulher deve adorar o homem como um Deus. Todas as manhãs, durante nove vezes, consecutivos, deve ajoelhar-se aos pés do marido e, de braços cruzados, perguntar-lhe: senhor, que desejais que eu faça?.”

(Zaratustra - Filósofo persa, séc. VII a.c)

“Todas as mulheres que seduzirem e levarem ao casamento os súbditos de Sua Majestade mediante o uso de perfumes, pinturas, dentes postiços, perucas e recheio nos quadris, incorrem em delito de bruxaria e o casamento fica automaticamente anulado.”

(Constituição Nacional Inglesa – lei do séc. XVIII)

“Mesmo que a conduta do marido seja censurável, mesmo que este se dê a outros amores, a mulher virtuosa deve reverenciá-lo como a um deus. Durante a infância, uma mulher deve depender de seu pai, ao se casar se seu marido, de seus filhos e se não tiver, de seu soberano. Uma Mulher nunca deve governar-se a si mesma”. (Leis Manu – livro Sagrado da Índia)

“Quando um homem for repreendido em público por uma mulher, cabe-lhe o direito de derrubá-la com um soco, desferir-lhe um pontapé e quebrar-lhe o nariz. Para que assim, desfigurada, não se deixe ver, envergonhada da sua face. E é bem merecido, por se dirigir ao homem com maldade e linguagem ousada.”

Le Ménangier (de Paris- Tratado de Conduta Moral e Costumes da França – séc.XIV)

“As crianças, os idiotas, os lunáticos e as mulheres não podem e não têm capacidade para efetuar negócios.”

(Henrique VII, rei da Inglaterra, chefe da Igreja Anglicana no séc. XVI)

“Quando uma mulher tiver uma conduta desordenada e deixar de cumprir com suas obrigações do lar, o marido pode submetê-la à escravidão. Esta servidão pode, inclusive, ser exercida na casa de um credor do seu marido.”

Código de Hamurábi - Const. Nac. Ca Babilônia, outorgadas pelo rei Hamurábi, séc. XVII a.c)

“Os homens são superiores às mulheres porque Alá outorgou-lhes a primazia sobre elas. Os maridos que sofrerem desobediência das suas mulheres podem castigá-las. Deixá-las sós nos leitos, e até bater-lhes. Não se legou ao homem maior calamidade que a mulher.”

(Alcorão-Livro dos Mulçumanos, recitado por Alá a Maomé no séc. VI)

Que as mulheres estejam caladas nas Igrejas, porque não lhes é permitido falar. Se quiser ser instruída sobre algum ponto, interroguem em casa dos seus maridos.”.

(São Paulo- Apóstolo Cristão, ano 67 D.C)

“A natureza só fez a mulher quando não pode fazer o homem. A mulher é, portanto, um homem inferior”.

(Aristóteles – Filósofo e Preceptor grego de Alexandre o Grande, séc.IV a.c)

“O pior adorno que uma mulher pode querer de usar é ser sábia”.

(Lutero - Teólogo alemão reformador protestante, séc. XVI)

Por estes escritos se vê quão árduo foi o caminho que as mulheres tiveram que percorrer para conseguirem chegar aos dias de hoje em pé de igualdade de direitos e condições com os homens. Infelizmente, em muitos países do mundo, as mulheres continuam na mesma situação destes escritos milenares...

In "palmensis Mirabilis" de João Portelinha

Nenhum comentário: