MEU ROMANCE

MEU ROMANCE
O DIA QUE NGOLA DESCOBRIU PORTUGAL

ESCRITOR & PROFESSOR


terça-feira, 8 de setembro de 2009

DISTINTOS OLHARES...

As pessoas que vivem nas montanhas ou pertos delas vêem paisagens diferentes das pessoas que moram em planícies, dizia Oscar Handlin, no seu festejado livro Living in valley. A declaração é simples. Talvez pareça até mesmo nada especial ou corriqueira, mesmo assim, merecem ser exploradas por nós, aqui, nesta crônica.

Os homens esforçam-se por interpretar e compreender a natureza... Correndo pelas veredas, planícies e pelas clareiras abstratas, que inventaram para estudar o mundo, utilizando as leis cientificas como instrumentos de descoberta e de manipulação da própria natureza, pensando deste modo que prevêem os fatos de um universo muitas vezes por eles desconhecido. Seria bom que os cientistas que falam do meio ambiente às vezes de uma forma tão abstrata e com muita devoção convidassem os índios, os caboclos, madeireiros, o Ministro do Meio Ambiente, a Senadora Kátia Abreu (mora em Palmas...), pessoas que direta ou indiretamente estão relacionadas com a política ambiental do país, com a preservação ou não do meio ambiente. A ciência sai assim do seu isolamento, e a unidade obtém-se através do estabelecimento de laços cada vez mais numerosos entre todas as partes do saber. A ciência contemporânea admite, creio eu, que se ousem fazer aproximações imprevistas, tolera a coexistência de reagrupamentos múltiplos e diversos, consente uma unidade entre as teorias cientificas/acadêmicas e a práxis social ou o conhecimento empírico. Para falarmos da maior floresta do mundo com propriedade, o Amazonas, é imperioso que a conheçamos... Talvez fosse de bom alvitre que sob a bandeira “vamos descobrir o Brasil”, os nossos ambientalistas fizessem uma grande viagem por todo o país e constatassem in loco todos os problemas inerentes ao nosso meio ambiente e não só, a análise deve sistêmica. Não é sem razão que Oscar Handlin nos mostrou no seu festejado livro Living in Vallley que existe uma grande diferença entre as paisagens das montanhas e das planícies...

Eu já morei em ambos e o contraste deixou uma profunda impressão em mim. Depois de ter passado toda minha infância e juventude nas planícies. Quando penso em planícies, ainda hoje, os meus pensamentos correm primeiro para as pradarias rurais – os longos estirões de campos abertos do centro oeste norte-americano, as estepes russas, ou os Países Baixos. E nenhum deles, apesar disso, concorre em beleza com as planícies da cidade onde nasci. Com tais impressões iniciais da minha vida sobre a natureza, tropecei inocentemente em outro mundo, o mundo de montanhas búlgaras! Meu primeiro encontro com montanhas foram chocantes e perturbadoras, pois me expuseram não só a um novo conjunto de paisagens, mas também de modos de penar inteiramente diferentes do meu. Nas montanhas, os aforismos cunhados nas planícies tornam-se irrelevantes ou falsos. A sabedoria de um lugar não se aplica ao outro... O sol nasce no leste e se põe no oeste. Um truísmo. Mas nas montanhas a primeira luminosidade brilha nos picos do oeste, e só depois é que bola de fogo aparece no leste. Ao escurecer, os cumes das montanhas do leste ainda brilham, enquanto as sombras cobrem o oeste. Uma linha reta é a maior distância entre dois pontos – na planície, não nas montanhas! Quem viu o jeito com que as trilhas vão e voltam encosta acima ou serpenteiam contornado os obstáculos naturais, entenderá por que as medidas lineares têm ali pouco significado. Na verdade, ainda hoje, tenho dificuldades de calcular distâncias onde há montanhas porque um habitante das planícies que tem suas impressões de espaços lineares e laterais sente-se cada vez mais tocado pela qualidade sensorial de apreensão lá encima da montanha...

Leibniz considerado de fato o único sábio verdadeiramente universal entendia que era necessário “unir os conhecimentos dispersos em toda Terra”, o que “não pode ser obra de um só homem” ou de poucos homens... Ia me esquecendo... As veredas e as planícies onde andei não eram abstratas...

Nenhum comentário: