MEU ROMANCE

MEU ROMANCE
O DIA QUE NGOLA DESCOBRIU PORTUGAL

ESCRITOR & PROFESSOR


segunda-feira, 7 de setembro de 2009

LIÇÃO DE AMOR

Quando passamos de certa idade, como é o meu caso, a alma da criança que fomos se manifesta em nós e começamos nos aperceber de alguns ricos ensinamentos que as crianças, ingenuamente, nos jogam às mãos, sem às vezes nos darmos conta que de certa forma, cooperam ou não com sentimentos que experimentamos no quotidiano. Embora São Jerônimo nos ensine que amar é próprio dos filhos, temer é próprio dos escravos, a verdade é que o amor sem reciprocidade é como o fogo de artifício em noite de chuva. Apaga-se. Temos que dar amor aos nossos filhos para que eles nos amem também... Certa vez, como de resto é meu hábito, perguntei a Loara, minha filhinha, que naquela época tinha apenas cinco aninhos, se me amava. Ao dizer que sim, perguntei em seguida por que motivo. Ela, sem mais delongas, disse-me: amo-te porque me amas, ora bolas...

De fato esse sentimento, já enaltecido por vários poetas, tem um efeito bumerangue. Isso corroborando com o pensamento, ingênuo, mas muito certo, da Loarinha – Dar para receber. Na verdade, dentre todas as sociedades, nenhuma há mais nobre, mais estável, mais forte que aquela onde os homens estão unidos pela conformidade, amizade e amor. Precisamos cultivar nas crianças e nos adultos este maravilhoso sentimento, que não obstante se escrever com apenas quatro letras, tem a dimensão do universo. Das primeiras certamente depende o futuro de todas as nações. E não queiramos que nos amem sem que as amemos, porque amor com amor se paga. Às vezes me ponho a pensar, principalmente quanto vejo o telejornal, que futuro teremos quando os homens do amanhã serão estas crianças que vemos hoje abandonadas, violentadas, maltratadas (às vezes pelos próprios progenitores) e que não têm o nosso amor e compreensão. Que futuro? Vê-se de fato o porvir de um país pela forma como são tratadas as crianças. Infelizes são aquelas que passam pelo mundo sem terem conhecido o amor... Como é o caso de milhares de nossas crianças que não têm culpa de terem nascido. Daí, a defesa que eu faço dos programas sociais de Lula.

Certa vez encontrei uma criança a pedir esmola que, pelo tamanho, deveria ter a mesma idade da minha filha quando me ensinou que devia se amar para se ser amado. Após termos conversado, o menino nos confidenciou que sustentava os seus pais, avós e irmãos menores com os proventos da esmola. Se eu já me admirava pela precocidade das crianças, como o caso da minha, mais motivos tinha para admirar o procedimento desta criança que já era o provedor de toda família. Minha irmã Bela, que na altura me acompanhava, ficou tão estarrecida e indignada com o sucedido que me disse:- não estamos diante de uma criança, João. È um adulto que jamais teve a felicidade deter sido criança... Por sugestão dela, levamo-lo para um abrigo de crianças. Ele, embora relutante, aceitou a proposta. Tempos depois, encontramo-lo no mesmo lugar, pedindo esmola. Quando perguntamos o motivo pelo qual ele não estava no lugar onde o tínhamos deixado, ele sabiamente nos respondeu: - Como sabem, eu é que sustento a minha família. Como poderei ficar lá sem eles? Se for do vosso agrado, ficarei onde vocês queiram, na condição de levarem comigo os meus país, que são velhos, meus irmãos, minha avó, etc. Tínhamos sim, agora, a resposta da relutância do menino e os motivos de não mostrar-se muito feliz com a ideia de ficar num abrigo; mesmo nas condições de miséria em que ele vivia. Que lição de amor de uma criança tão sofrida. Não acham? Quantas crianças no Brasil e no mundo inteiro vivem nessas condições de não somente terem que se sustentarem, como por forças das circunstâncias terem, ainda, que sustentarem os seus familiares? Esta criança, cujo nome não sei, como tantas outras, reportando-nos aos ensinamentos delas próprias: - Só nos amarão certamente se forem amadas por nós adultos... E depois também porque o sol não brilha sobre os mal-amados – como nos ensina Millôr – Não é Loara? Amor com amor se paga! Hoje fazes 11 anos... Feliz aniversário, minha filha!

Nenhum comentário: